Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Caetité inicia elaboração do plano municipal de saneamento básico

Abrindo a semana de atenção à questão ambiental, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 05 de junho, a prefeitura  de Caetité convidou a população para o lançamento público, no último dia 1º, do “Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.

O ato foi considerado significativo para os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que através de emenda parlamentar e de suas gestões junto aos órgãos públicos apoiaram a elaboração deste e dos planos de saneamento de outros 29 municípios das regiões do Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Vale do Paramirim e Chapada Diamantina.

A questão do saneamento é uma das mais relevantes da atualidade, na visão dos deputados, tendo em vista que a média nacional de cobertura  é de apenas 35%. “Esses planos são fundamentais para o saneamento, para o meio ambiente e, por consequência, para a saúde da população”, defende Waldenor Pereira.

Com o plano municipal de saneamento as possibilidades da resolução de alguns problemas ambientais, em diversas áreas, existentes no município, podem ser minimizadas ou sanadas. Além disso, destacam, os planos são uma exigência das legislações federal e estadual para que os municípios estejam habilitados a receber repasse de recursos da União e do Estado ou contrair empréstimos voltados para o saneamento.

Entendendo a importância que a cidade de Caetité possui na região, os deputados destinaram R$408 mil para a elaboração do Plano,  cujos detalhes técnicos foram apresentados via Facebook pelos profissionais que irão desenvolver a metodologia de elaboração. No lançamento público dos Planos, o prefeito Valtécio Aguiar, convidou a população a conhecer esse importante instrumento de planejamento para o município.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também