Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Burburinhos apontam que Hospital Esaú Matos será privatizado

Random image
O Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, poderá ser privatizado. Pelo menos, é o que deseja a Prefeitura Municipal por meio de um Projeto de Lei (PL) que deve ser enviado à Câmara Municipal de Vereadores. O documento ainda não foi enviado, mas está sendo criado.
De acordo com informações preliminares que o Blog do Sena teve acesso, o governo Sheila já costura, nos bastidores, essa mudança. A ideia é que os hospital deixe de ser um equipamento público e passe a ser da iniciativa privada. A pretensão é que a a Fundação Municipal de Saúde, que atualmente administra o Esaú Matos, também seja privatizada. A mudança deve causar grande repercussão na cidade nos próximos dias.
Administrado de 1993 a 2001 pela Santa Casa de Misericórdia, o Esaú teve a municipalização oficializada em 10 de outubro de 2001, com a gestão passando para a Secretaria Municipal de Saúde. O hospital foi o ponto de partida para o surgimento da Fundação Municipal de Saúde (FSVC), que é a atual responsável pela administração do equipamento.
O hospital é uma referência na Bahia, por isso, além de Vitória da Conquista, o Esaú Matos presta serviços para 76 municípios pactuados, com pronto atendimento em obstetrícia, atendimento especializado em casos de gestação de alto risco, centro obstétrico, UTI neonatal (a primeira na Bahia de caráter público), semi-intensiva, unidade de cuidado intermediário neonatal Canguru, sala de estabilização neonatal, pronto socorro pediátrico, ambulatório para a realização de pequenas cirurgias eletivas, centro Diagnóstico por imagem (CDI), além de centro para cirurgias ginecológicas e pediátricas.
De acordo com as fontes do Blog do Sena, o Hospital Esaú Matos é um dos grandes “gargalos” da administração do governo Sheila, principalmente devido a questões financeiras. Por isso, o repasse para a iniciativa privada está sendo estudada pelo governo municipal como uma alternativa.
Recentemente, funcionários do Hospital Municipal Esaú Matos reclamaram da atual administração. Eles denunciaram, que de forma repentina, foram suspensos parte dos salários dos funcionários, englobando a equipe médica e prestadores de serviços. Ao receber o salário do mês de outubro, vários funcionários foram surpreendidos com a diminuição dos salários, mesmo após terem prestado o serviço o mês inteiro. A situação não foi esclarecida pela administração. Além disso, de acordo com fontes do Blog do Sena, também já está acontecendo demissões de funcionários.
O Blog do Sena está em contato com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e com a Fundação Municipal de Saúde para apurar mais detalhes sobre as informações que já circulam na cidade. A população quer saber se o Esaú Matos será repassado para iniciativa privada ou não.

Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também