Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Bahia bate recorde de internações na UTI; Conquista é a 4ª cidade com maior taxa de contaminação

A Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) alertou, nessa segunda-feira (17), para um novo recorde de internações de pacientes com Covid-19 em estado grave no estado. De acordo com dados divulgados pela Secretaria, 1.351 pessoas estão internadas em UTI (Unidades de Terapia Intensiva), maior número desde 12 de abril.

Os dados também revelaram que Vitória da Conquista está entre as 10 cidades com maior taxa de contaminação do estado, em 4ª posição: 303 casos ativos, 88,6% internações nas UTIs e 466 óbitos no total.

Em meio a esse agravamento dos quadros epidemiológicos, Conquista segue na contramão das medidas restritivas.

Contrariando o decretado estadual, o município determina o toque de recolher às 22h, enquanto o decreto do estado estabelece às 20h; além disso, a lei-seca permanece suspensa nos fins de semana em Vitória da Conquista, enquanto continua vigorando a proibição de acordo com o decreto do estado. Além disso, aglomerações continuam sendo denunciadas rotineiramente na cidade.

“Desastre anunciado”, descreve secretário de saúde 

O secretário da pasta, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o aumento de casos após datas comemorativas é um padrão. “Crônica do desastre anunciado. Nós vínhamos alertando que os encontros familiares iriam causar o aumento da procura 15 dias depois nas unidades de urgência e emergência. Nós já temos evidências desde o São João do ano passado e todos os eventos que aconteceram, 15 dias ou 20 dias depois aumentaram as internações”, declarou.

A taxa de ocupação de leitos da UTI no estado é de 84%, maior porcentagem desde o dia 12 de abril. Nas UTIs pediátricas, o número é de 64%. Em boletim disponibilizado ontem (17), a Sesab confirmou 1.917 contaminações por Covid-19 e 78 óbitos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também