Um típico dia frio de junho, aquecido com forró e comidas tradicionais, foi o cenário ideal para o começo do Arraiá da Conquista 2025, o maior São João da história da cidade. Nem mesmo a “sexta-feira 13” espantou o público, que compareceu em peso à Praça Nove de Novembro para arrastar o pé e aproveitar o forró proporcionado por grandes nomes da música local.
O momento de animação também teve espaço para lembrar e homenagear Evandro Correia, grande nome da música conquistense que faleceu na última quinta-feira (12). O palco que recebe as atrações na Nove de Novembro foi batizado em homenagem ao cantor, citado com carinho e respeito nos discursos e com muitas músicas dedicadas à sua memória.
Na fala de abertura, em cima do palco, a prefeita Sheila Lemos convidou toda a população a aproveitar o Arraiá da Conquista, tanto na praça quanto no Parque de Exposições e nos distritos da Zona Rural. “Temos a tradição de iniciar os festejos juninos aqui na Nove de Novembro, aquecendo o comércio da cidade. Iríamos começar no dia 12 de junho, mas nesse dia, infelizmente, perdemos um grande artista, o nosso querido amigo Evandro Correia. Evandro partiu, mas seu legado, sua música, está eternizada em nossos corações, e vamos homenageá-lo durante os festejos”.
A prefeita destacou as novidades do Arraiá deste ano, com shows acontecendo no Parque de Exposições Teopompo de Almeida entre os dias 20 e 24 de junho, garantindo mais conforto e segurança à população. “Pela primeira vez teremos as atrações no Parque de Exposições, um lugar maior que o Centro Glauber Rocha, para atendermos melhor a comunidade que vai passar o São João aqui na cidade. E nos dias 23 e 24 também teremos atrações nos distritos da Zona Rural. Viva Santo Antônio, viva São João e viva São Pedro”, finalizou Sheila Lemos.
Para o Assessor Especial de Cultura, Alecxandre Magno, não poderia haver combinação melhor para o início do Arraiá do que o clima frio conquistense e a Praça Nove de Novembro. “A gente vê famílias e crianças participando, apresentação da quadrilha, bandeirolas, barraquinhas vendendo comidas típicas. Estamos muito felizes em começar desse jeito. Vamos iniciar no dia 20, no Parque de Exposições. Leve sua família, a entrada é gratuita. Você terá acesso com mais segurança e mais conforto. Vai ter Vila Junina, feira de artesanato, um espaço para PcD. A Prefeitura de Vitória da Conquista, a cada ano, vem melhorando pra ser protagonista no São João da Bahia”
Uma das atrações a subir no palco neste primeiro dia foi Carlos Vilela, que fez questão de tocar o forró tradicional, mesclando músicas do repertório próprio com canções de grandes nomes do gênero, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros. “É importante a Prefeitura dar essa oportunidade para as pessoas que fazem o forró tradicional. Hoje é uma sexta-feira, Dia de Santo Antônio, as pessoas estão saindo do trabalho e já ficam pro forró. É uma honra fazer parte dessa festa”, afirmou o cantor, que também prestou homenagens a Evandro Correia.
No começo da tarde, a cantora Jeanna Lopes abriu a festa no Arraiá da Conquista 2025. Outra atração foi a apresentação da quadrilha da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).