Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Após reivindicação do Sinserv, Prefeitura vai pagar retroativo de instrutores de Libras e monitores de creche contratados

Random image

Retorno às aulas em tempos de pandemia e demandas dos servidores municipais foram pautas da reunião dessa quarta-feira (7) entre o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinserv) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

A reunião aconteceu entre as diretoras do Sinserv Lúcia Chagas, Patrícia Souto e Flávia Viana, além do assessor jurídico Dr. Lucas Nunes, o Secretário Municipal de Educação Edgard Larry e Alisson, do RH.

As pautas levadas pelo Sinserv foram o retroativo das CETs (Condições Especiais de Trabalho) das monitoras contratadas, implantação do mesmo benefício para os profissionais intérpretes de Libras,  pagamento do benefício da Pós-Graduação ainda neste mês de julho, Criação do Núcleo de saúde e retorno às aulas em tempos de pandemia.

Uma conquista importante foi o retorno do pagamento das CETs de monitores que haviam sido suspensas por conta da pandemia, o pagamento retroativo em quatro parcelas dos proventos não pagos nesse período e também a garantia do mesmo direito para os intérpretes de Libras. Além disso, será inserido nos proventos do mês o adicional de pós-graduação, uma conquista do Sindicato e da classe dos servidores municipais da educação.

O Sindicato também cobrou a criação do Núcleo de Saúde com o objetivo de cuidar do bem estar dos servidores que atuam na área de educação. A partir disso, ficou acordado que será realizado processo seletivo para a contratação de um profissional de psicologia, um de psicopedagogia e um assistente social por unidade escolar.

Para a volta às aulas na pandemia, a presidente do Sinserv Lúcia Chagas sugeriu que todos os servidores envolvidos na educação estejam devidamente vacinados “É preciso ficar claro que nas escolas o contingente de pessoas não se restringe aos professores e alunos. Os cuidados devem começar a partir do pessoal de apoio: porteiros, vigilantes, secretários, Manipuladoras de Alimentos e Serviços Gerais”, afirmou Lúcia.

A Prefeitura também afirmou que será realizado processo seletivo para contratação de professores para salas de aula com alunos entre 2 e 3 anos, de forma que as monitoras só terão a função de auxiliar.

O secretário de Educação, Edgard Larry, disse que o ensino híbrido está marcado para começar, de forma escalonada na Rede Municipal, a partir de agosto. “Adotamos um planejamento cuidadoso, escalonado e gradativo para este sistema híbrido e é fundamental esse diálogo com as entidades representativas das diversas categorias para falarmos a respeito”, explicou o secretário.

Para o assessor jurídico Dr. Lucas Nunes, foi importante receber esses esclarecimentos da Secretaria, porque o Sinserv tem acompanhado todo o processo referente à volta das aulas presenciais.

Lucas Nunes fez uma avaliação positiva do encontro. “A reunião foi muito proveitosa e as atividades do Sinserv não param”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também