Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Aplicação da segunda dose da Coronavac é suspensa em Conquista por falta de vacinas

Random image

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o estoque de vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, recebido para a 2ª dose se esgotou e a previsão de recebimento de novas doses é dia 10 de maio. As vacinas são enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que, por sua vez, recebe do Ministério da Saúde.

De acordo com a SMS, as pessoas com data marcada para vacinar a 2ª dose a partir desta terça-feira, dia 27, ou que, porventura, não tenham ainda tomado, por qualquer outro motivo, precisarão aguardar a confirmação de novas datas, que serão divulgadas de acordo com o envio de novas doses pela Sesab.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a eventual alteração na data da 2ª dose não prejudica a população. Quem já tomou a 1ª dose tem a imunidade preservada, não compromete o efeito do imunizante, pois a dose aplicada é absorvida pelo sistema imunológico e a 2ª dose funciona como um reforço, para estimular o organismo a produzir um número ainda maior de anticorpos.

Logo que chegarem as novas doses, previstas para o dia 10 de maio, a SMS organizará a sua distribuição, de acordo com o público-alvo definido pela Sesab (faixa etária ou grupo prioritário), para vacinar a população conquistense o mais rapidamente possível.

Conquista e outras cidades – A SMS destaca, ainda, que os estoques de vacina para a 2ª dose atendem, além do público de Vitória da Conquista, pessoas de outros municípios e de outros estados que procuram os pontos de vacinação na data marcada no cartão de vacinação, sendo que não podem ser recusadas, pois a vacina é SUS e o atendimento é universal.

Outro fator a destacar é quantidade de vacina por frasco da CoronaVac. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, algumas unidades não contêm as 10 doses previstas. Este déficit acaba por reduzir a capacidade de atendimento do público.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também