Há oito dias seguidos, a taxa geral de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19 está abaixo de 50%, em Vitória da Conquista. Desde o dia 9 de agosto, quando a taxa registrada foi 47%, a ocupação vem caindo. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na terça-feira (17), a ocupação é de 37,1%.
No entanto, a maioria dos pacientes internados são munícipes de Vitória da Conquista. Na UTI, a taxa de ocupação de conquistenses é de 20%, e a de outros municípios é de 17,1%. Nos leitos clínicos, a situação se repete. Atualmente, a taxa de ocupação é de 27,6%, sendo 15,5% de pacientes de Conquista e 12,1% de outros municípios.
Apesar do registro baixo, que garante fôlego para os leitos do Sistema único de Saúde (SUS), Vitória da Conquista ainda continua registrando óbitos em decorrência das complicações da Covid-19. De acordo com a apuração do Blog do Sena realizada nesta quarta-feira (18), do dia 1º a 17 de agosto foram registrados 17 óbitos por Covid-19, ou seja, uma média de um óbito por dia. O número chama atenção uma vez que, dos 17 dias, em sete não foram registrados óbitos. Com os novos registros, a cidade chegou a triste marca de 603 mortes em decorrência da doença desde o registro do primeiro óbito, em abril do ano passado.
Desde de março deste ano, a SMS não divulga o perfil epidemiológico dos infectados pelo coronavírus em Vitória da Conquista. Mas, analisando os óbitos do mês de agosto, o Blog do Sena constatou que a maioria das vítimas fatais da doença são homens. Dos 17 óbitos em decorrência da Covid-19, 10 eram homens e sete mulheres.
Outro dado que chama atenção é o número de óbitos de pessoas sem comorbidades relatas. Dos 17 óbitos, cinco não tinham doenças preexistentes e eram jovens. Eles tinham 21, 29, 34 (duas vítimas) e 53 anos de idade.
A maioria das vítimas da Covid-19 em agosto são pessoas jovens. Das 17 mortes, 10 tinham menos de 60 anos. A vítima mais jovem tinha apenas 21 anos. Já das sete mortes de pessoas acima de 60 anos, a mais velha tinha 88 anos.
Durante esse período de agosto, 437 novos casos de Covid-19 foram diagnosticados em Vitória da Conquista. Destes, segundo a SMS, 145 ainda estão ativos, sendo 126 internados nos leitos (Clínicos e de UTI) e 129 em tratamento domiciliar.