Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Alerta em Conquista: Com medidas de flexibilização, casos ativos de Coronavírus aumentam 5 vezes em pouco menos de um mês no município

Random image


Após mais um de um ano de pandemia, Vitória da Conquista voltou a ter um show neste último fim de semana. A volta dos shows foi muito aguardada por empresários do ramo do entretenimento e também pelo público, especialmente os jovens, que compareceram maciçamente ao evento, que ainda tem um número limitado de participantes, 1500 no total.

O decreto em vigor no município, publicado no dia 15 de setembro, autoriza a realização de eventos com até mil pessoas, obedecendo os protocolos sanitários. O decreto do Governo do Estado, estende o número de participantes para até 1500.o horário permitido para funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas também foi ampliado para 3h da manhã. Contudo, a tentativa de voltar ao antigo normal já reflete nos números do Coronavírus no município.

Conforme averiguado pelo Blog do Sena junto aos boletins epidemiológicos do Coronavírus, do início do mês de outubro até agora os casos ativos do Coronavírus cresceram quase 5 vezes.

Segundo os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no dia 1º de outubro o município tinha 18 casos ativos da doença. O número saltou para 87 casos, ou seja, um crescimento de 69 casos em 25 dias. Desses 87 casos, 29 foram ontem (segunda-feira).

O crescimento reflete também no crescimento do número de pacientes internados tanto em leitos clínicos quando em leitos de UTI. No início do mês a taxa de ocupação dos leitos clínicos era de 21,1%, dos quais 13,2% eram de pacientes conquistenses. Agora, a taxa já chega a 34,2%, dos quais 18,4, isto é, 7 pacientes são de Vitória da Conquista.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI também cresceu, passando de 16,7% para 26,6%, destes pacientes, 8 no total, 4 são conquistenses. Com a redução dos casos graves da doença, especialmente como resposta ao avanço da vacinação, apenas um óbito foi registrado nesse período.

Com as novas liberações e também diante do crescimento dos casos, a Prefeitura de Vitória da Conquista se reuniu com donos de casas de shows e com organizadores de eventos para cobrar o cumprimento dos protocolos sanitários. A Prefeitura já havia recebido denúncias de irregularidades e deve atuar de forma mais enérgica frente a esses espaços.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também