Nesta terça-feira(28), foi publicado no Diário Oficial (D.O) da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) a exoneração de Sr. Ademir Ismerim Medina, advogado que também ocupante do cargo comissionado de Procurador, lotado na Procuradoria Geral do Município (PGM). Esta é mais um exoneração de procuradores da PMVC, após a determinação do Ministério Público da Bahia, em setembro do ano passado, que considerou a contratação de procuradores e assessores jurídicos como inconstitucional.
Ademir Ismerim sempre foi advogado de grande confiança de Herzem Gusmão e prestou serviços, por meio do seu escritório, à campanha eleitoral do emedebista e também durante sua administração à frente da Prefeitura de Conquista. Em meados de novembro de 2018, Ismerim foi nomeado Procurador do Município.
Durante a campanha eleitoral de 2020, Ismerim se afastou do cargo para poder representar partidos políticos e candidatos. No entanto, no começo do ano seguinte, 2021, enquanto Sheila Lemos (União Brasil) ainda estava como prefeita interina, o advogado foi nomeado novamente e retornou à Procuradoria Geral.
Ainda não há informações sobre a recente exoneração de Ademir Ismerim. No entanto, é sabido que, desde setembro de 2022, foi determinado pela Justiça a exoneração de cerca de 14 procuradores e 4 assessores jurídicos, em um prazo de seis meses. Conforme a decisão, foram mantidos os 12 advogados públicos concursados que atualmente representam o Município judicialmente e prestam consultoria e assessoria às diversas secretarias municipais.