Paulo Pires encerra série de entrevistas do projeto Samba da Bahia Pra Toda Bahia

Nesta quarta-feira, 07 de abril, às 20h00, o professor, contador e músico Paulo Fernando de Oliveira Pires encerra a série especial de entrevistas do projeto Samba da Bahia Pra Toda Bahia. A entrevista vai ao ar pelo Instagram (@joaoluiz.ba). Paulo Pires é professor adjunto da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e também se destaca como poeta, cantor e músico com vocação bossa-novista.

Além disto, Paulo Pires mantém com regularidade a coluna “Academia do Papo”, publicada em vários blogues, e também é colunista frequente de emissoras de rádio, a exemplo do programa Conquista de Todos, da rádio Brasil FM. “Vai ser uma boa oportunidade de conversar um pouco mais sobre o nosso samba, que é a manifestação da música em que se diz com a boca e se diz com o pé, sem que se confunda com o que diz”, destaca Paulo.

Para João Luiz, músico e coordenador do projeto, o objetivo sempre foi fazer com que “pessoas de gerações diferentes, principalmente do interior do Estado, pudessem entrar em contato com um pouco da história de sambistas como Batatinha, Riachão, Panela, por exemplo, e perceber que ainda existe na Bahia um movimento que preza pela continuação dessa vertente tão rica do nosso samba”, acentua.

O projeto, como um todo, faz homenagem à geração de sambistas baianos que surgiu nas décadas de 1960 e 1970, dentre os quais destacam-se os nomes de Riachão, Gordurinha, Batatinha, Tião Motorista, Walmir Lima, Panela, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Roque Ferreira e Ederaldo Gentil, entre outros compositores baianos.

Espetáculo. Para João Luiz, a celebração maior do projeto Samba da Bahia Pra Toda Bahia acontece no espetáculo que será disponibilizado no dia 09 de abril, às 20h00. O espetáculo conta com a coordenação-geral de João Luiz, mais a participação dos músicos João Omar, que assina a direção musical, Gabriela Mello (violoncelo), Emílio Bazé (Percussão), Petrônio Joabe (violão sete cordas) e Rafael Barreto (cavaquinho), mais os vocais de Dayse Maria e Elton Becker.

As ações do projeto Samba da Bahia Pra Toda Bahia têm o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), graças à iniciativa do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

SERVIÇO

Samba da Bahia pra Toda Bahia

Apresentação musical gratuita e online

Dia 09 de abril, às 20h00

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCSD_NIV-4leqhL9I-qz2Rpg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.