Conquista: Conselho Municipal de Saúde se reúne com a Câmara de Veadores e busca retomar diálogo com a prefeitura

O Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista se reuniu com o presidente da Câmara de Vereadores, Luis Carlos Dudé (MDB), nesta terça-feira (6). O encontro também contou com a participação dos veradores que integram a Comissão de Saúde da Câmara, Viviane Sampaio (PT) e Ricardo Babão (PCdoB).

Em entrevista ao Blog do Sena, a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Viviane Sampaio, explicou que a reunião teve como objetivo ressaltar a importância do Conselho Municipal de Saúde para uma gestão municipal e do diálogo com o Governo Municipal..

“O objetivo principal foi apresentar a importância do Conselho Municipal de Saúde para uma gestão municipal, fazer essa relação mesmo de parceria. Fazendo toda a pauta de qual é a atuação do Conselho Municipal de Vitória da Conquista em relação a política pública de saúde, na parte de fiscalização, na parte de deliberação, das pautas importantes principalmente da condução do segundo ano de pandemia em Vitória da Conquista. Então o conselho veio se apresentar para o presidente da casa no intuito também de criar um diálogo com a prefeita atual do município de Vitória da Conquista, porque o Conselho Municipal é um órgão de assessoria a gestão municipal”, esclareceu a vereadora.

Os conselheiros que integram o Conselho Municipal de Saúde representam usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do Sistema único de Saúde (SUS) da cidade e são todos voluntários. Durante os últimos quatro anos, na gestão do então prefeito Herzem Gusmão, não conseguiram ter uma atuação efetiva devido à desvalorização enfrentada no governo Herzem. Para Viviane Sampaio, essa reunião marca a inauguração de uma nova era para Vitória da Conquista.

“ O conselho nesses últimos quatro anos realmente foi extremamente desvalorizado pela gestão anterior bem como massacrado por questões políticas mesmo, taxando o conselho inclusive como partidarismo. Então, a gente espera que essa abertura de diálogo com a presidência e com a atual prefeita possa realmente inaugurar uma nova era no nosso município de Vitória da Conquista, de diálogo e de valorização dos conselheiros municipais de saúde”, disse Sampaio.

Após o encontro com o presidente da Câmara de Vereadores, agora, o próximo passo é uma reunião com a prefeita Sheila Lemos (DEM). “O presidente vai fazer esse diálogo com a prefeita para marcar uma data do Conselho Municipal de Saúde com a gestora atual para a gente realmente passar essa importância para dar a valorização e esse olhar diferenciado ao Conselho”, explicou a veradora Viviane Sampaio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.