Plenária de formação política atrai lideranças de cinco regiões

Embalada pela recente restituição dos direitos políticos do ex-presidente Lula e a perspectiva da candidatura do senador Jaques Wagner ao governo da Bahia, a plenária de formação política realizada na noite de terça-feira (30) pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) reuniu virtualmente mais de 150 lideranças,prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes partidários e sindicais de cinco regiões baianas. Foram recompensados com a participação de expoentes nacionais do PT convidados para o evento, a exemplo de Maria do Rosário, deputada federal, Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República no Governo Dilma e diretor da Fundação Perseu Abramo, e Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha de Lula e militante do PT.

A plenária foi transmitida pelas páginas dos parlamentares no Facebook, quando os convidados palestrantes fizeram um chamamento à participação na Jornada Nacional de Formação de Educadores Militantes, como parte do projeto Nova Primavera, desenvolvido nacionalmente pelo PT. Inclusive o presidente municipal do PT conquistense, Isaac Bonfim, que coordenou o evento, reforçou o aviso para o prazo de inscrição na jornada até o próximo dia 4 de abril. O presidente estadual do PT, Éden Valadares, destacou a iniciativa de Waldenor e Zé Raimundo como mais uma das ações que mostram o protagonismo deles na formação política do PT no estado.

A deputada Maria do Rosário destacou a homenagem da programação petista ao centenário de Paulo Freire e recorreu ao educador para defender a adesão da militância à ampliação de conhecimentos. Explicou sobre a Jornada e a série de atividades de formação política prevista no projeto Nova Primavera, dentre as quais a realização de eventos nos municípios, a exemplo da própria plenária de Waldenor e Zé Raimundo.

Reforçando a fala da parlamentar, Gilberto Carvalho defendeu o estudo da militância e o seu fortalecimento pela prática e a teoria. “Nova Primavera é o nome do nosso projeto, que visa fazer a religação da energia inicial de fundação do nosso partido com a atual”, acrescentou. Ele também destacou a criação de um aplicativo virtual do PT, através do qual o partido terá condições de atualizar os dados dos seus 2 milhões 400 mil filiados.

Lurian Cordeiro Lula da Silva, com sorriso estampado “esbanjando simpatia”, como definiu Waldenor Pereira, defendeu a retomada do projeto do “modo petista de governar” para divulgar a experiência das administrações em níveis nacional, estadual e municipal e também convidou o público presente a se engajar na proposta. Durante o evento foi exibido um vídeo de Lula falando do projeto Nova Primavera.

Na plenária virtual que aglutinou representações das regiões Sudoeste, Chapada Diamantina, Serra Geral, Médio São Francisco e Bacia do Paramirim, Zé Raimundo destacou a qualificação política dos convidados e recorreu ao provérbio chinês para passar a sua mensagem: “O território nos separa, mas as estrelas nos unificam com o seu brilho e o seu caminho. Haveremos de seguir esse caminho da esperança e da utopia de um Brasil melhor, que começa agora com cada um de vocês”. O deputado Waldenor avaliou o evento como muito positivo tanto pelo nível das apresentações quanto pelo público que atraiu na sala virtual da plenária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.