Conquista: Prefeitura lança consulta pública para licitação de 80 vans e mini ônibus no transporte público

A Prefeitura de Vitória da Conquista divulgou uma consulta pública, nesta segunda-feira (29), para saber a opinião da população sobre a Licitação de Transporte Complementar. A licitação visa a contratação de micro-ônibus e vans para operar no transporte coletivo da cidade.

O edital exemplifica os tipos de veículos que são o objetivo da licitação.  São eles: Vans (no edital a prefeitura chama de Micro-Ônibus) com capacidade entre 10 e 20 passageiros exclusivamente sentados, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia. E a categoria que a prefeitura chama de mini ônibus para um mínimo de 30 passageiros sentados e em pé, também incluindo acomodação para cadeira de rodas e cão guia.

A exigência do edital é que o veículo deve ser novo ou com idade máxima de 04 (quatro) anos, sendo permitida a sua permanência por até 07 (sete) anos do ano de fabricação, sujeito a vistoria técnica para aprovação.

A prefeitura também divulgou as Diretrizes para o Projeto Básico que mostram quais linhas serão atendidas pelas vans e micro-ônibus. São elas: Linha R03- Pradoso/Centro; Linha R04 Santa Marta/Centro; Linha R11- Comveima 1 x Centro (Via Rodoviária/Jurema); Linha R13- Guarani/Centro; Lagoa da Flores/Centro; Linha R24- Cruzeiro/Centro; Linha R27 Campo Verde/Centro; Linha R62 Alto Maron/Centro; Linha R65- Aeroporto; Linha Bem Querer- Parque Imperial/Centro; Linha Estiva.

Em entrevista ao Blog do Sena no dia 18 de março, o secretario de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura, adiantou que seriam dois processos de licitação diferentes e que vão acontecer em paralelo. O primeiro, que já foi divulgado, visa a contração de duas empresas de ônibus grandes. Enquanto o segundo, que ainda será lançado, irá contratar empresas com veículos menores, como micro-ônibus ou vans.

Segundo ele, serão ao todo 80 veículos entre vans e mini ônibus: “A expectativa que a gente tem aí é algo entorno de 80 veículos que não são necessariamente vans, podem ser veículos com outras características menores.  Quando eu digo menores é comparando com os ônibus, então podem ser vans, podem ser ônibus menores ou micro-ônibus. Exatamente para se ajustar a demanda de algumas localidades. Então, alguns lugares em Vitória da Conquista, aonde a gente não tem uma demanda para ônibus, aonde um ônibus acaba sendo muito oneroso, e onerando o valor da tarifa, será colocado ônibus menores”, ressaltou o secretário na época.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.