Conquista: Debaixo de sol e em aglomeração, idosos com comorbidades aguardam em longas filas para serem vacinados

Com a chegada de um novo lote de vacinas, idosos com 70 anos ou mais começaram a ser vacinados nesta segunda-feira (29), em Vitória da Conquista. Enquanto restarem unidades do lote de 7.240 doses, a vacinação vai ocorrer no município. Dess total, 4.280 doses são da CoronaVac/Butantan e 2.960 da Astrazeneca/Fiocruz.

Com o intuito de garantir o recebimento do imunizante, os idosos se dirigiram cedo para os postos de vacinação. O Blog do Sena esteve acompanhando o processo no posto de vacinação para pedestres instalado na Paróquia Rainha da Paz, no bairro Patagônia.

Apesar da vacina está sendo aplicada de forma rápida, do lado de fora, dezenas de idosos aguardam, incluindo cadeirantes, debaixo de sol e em meio a uma aglomeração formada na fila, que não foi previamente organizada para manter o isolamento social. Em decorrência do cansaço, alguns deles chegaram a aguardar sentados no chão.

Nossa equipe conversou com algumas pessoas que aguardam na fila para receber a vacina. Dona Iraci Maria Chavier, tem 70 anos, é diabética. Ela saiu do bairro Alegria para se vacinar, no entanto, o que era para ser o cumprimento de uma grande expectativa acabou se transformando em um momento de perigo, uma vez que essas pessoas estão ainda mais expostas ao risco de contaminação pela Covid-19, enquanto esperam para serem vacinadas.

Essa unidade recebeu 500 doses, das quais pelo menos 300 já foram aplicadas. A Prefeitura instalou ainda postos de vacinação para pedestres na quadra da Fainor, no bairro Candeias, e no Salão Paroquial da Igreja Santa Luzia, na Urbis V. Na modalidade drive-thru, a vacinação está ocorrendo no Campus da UFBA, no bairro Candeias e na sede do Comando Regional de Policiamento, no bairro Patagônia. Em todos esses locais, a vacina está sendo aplicada das 9h às 16h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.