Conquista: Empresas de ônibus que vencerem a licitação do transporte coletivo não vão atuar no Alto Maron, Guarani, Conveima e outros bairros; serviço será realizado por vans

A Prefeitura Municipal  de Vitória da Conquista publicou, na última sexta-feira (12), o Edital de Licitação 002/2021. A concorrência pública tem como objetivo contratar as empresas que vão operar o sistema de transporte coletivo urbano na cidade

Há mais de dois anos, o transporte coletivo está sendo operado pela Administração Municipal, em caráter emergencial com a empresas Viação Rosa e Viação Atlântico.

As propostas das empresas interessadas em atuar na terceira maior cidade da Bahia, serão entregues apenas no dia 4 maio. A partir daí será realizado o julgamento da modalidade de CONCORRÊNCIA n° 02/2021, do tipo melhor proposta em razão do menor valor da tarifa o serviço público a ser prestado. A empresa que vencer atuará pelo prazo de dez anos renováveis por igual tempo, com valor estimado de R$ 286.548.667,20 pelo período.

O que chamou atenção no processo é que as linhas de oito bairros e o distrito de Pradoso, sentido Centro, estão de fora da licitação e não serão mais atendidos pelos ônibus do transporte coletivo. Essa população será atendida por vans. De acordo com o edital, a prefeitura se refere a essas áreas como adensamentos populacionais e justifica o serviço das vans nas localidades.

Segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista,  a mudança vai “melhorar atendimento de regiões rurais e otimizar o atendimento em locais com baixa demanda”. Ficaram de fora da concorrência as linhas: R03 – PRADOSO / CENTRO; R04 – SANTA MARTA / CENTRO;  R11 – CONVEIMA / CENTRO RODOVIÁRIA; R13 – GUARANI / CENTRO; R17 – LAGOA DAS FLORES / CENTRO; R24 – CRUZEIRO / CENTRO; R27 – CAMPO VERDE / CENTRO; R62 – ALTO MARON / CENTRO e R65 – AEROPORTO / CENTRO.

No edital, a prefeitura destaca que a empresa concorrente não poderá apresentar tarifa superior a R$ 3,80 (três reais e oitenta centavos).  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.