Médicos da Prefeitura de Vitória Conquista continuam receitando medicações do “kit Covid-19” para o tratamento da doença

Um morador de Vitória da Conquista denunciou ao Blog do Sena que, após receber o diagnóstico de Covid-19, em uma unidade de saúde do município, foram prescritos remédios que fazem parte do “Kit Covid-19”.

De acordo com o morador, o médico do município prescreveu oito medicações. Duas delas fazem parte do “Kit Covid-19” que ganhou grande repercussão nacional: azitromicina e ivermectina.

As medicações azitromicina, ivermectina e cloroquina fazem parte dos chamados “kits de tratamento precoce” ou são utilizadas para o tratamento de sintomas leves. No entanto, não foram recomendas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No caso da ivermectina, um antiparasitário, um vermífugo que costuma ser usado para piolho, lombriga e sarna, com ação contra vermes e parasitas, os próprios laboratórios que fabricam a medicação contraindicam a prescrição para a Covid-19.  A OMS já emitiu recomendação para que a ivermectina não seja usada em casos de Covid-19.

Já a azitromicina é um antibiótico usado no tratamento de infecções respiratórias, como bronquite e pneumonia, ou das vias aéreas superiores, como faringite e sinusite, e não tem eficácia contra a Covid-19, que é causada por um coronavírus, e não por uma bactéria.

Ela só é usada em casos de Covid-19 como um complemento do tratamento em casos graves, pois atua no controle da síndrome respiratória aguda grave, já que uma das consequências entre pacientes hospitalizados pode ser a pneumonia bacteriana. Mas não há evidências que comprovem a eficácia contra a Covid-19.

A redação do Blog do Sena entrou em contato com a Secretaria de Saúde, por meio da Secretaria de Comunicação, afim de saber qual é a orientação passada aos médicos , ligados a prefeitura, para ser adotada no tratamento dos pacientes com Covid-19. Também perguntamos sobre a eficácia dessas medicações para o tratamento da doença. Até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.