Conquista: Danos na retina e disfunção cardíaca são mencionadas em termo de consentimento para uso da Cloroquina e Hidroxicloroquina disponibilizadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Vitória da Conquista começou a disponibilizar através do Centro de Atenção ao Coronavírus os medicamentos Cloroquina, Hidroxicloroquina e Azitromicina para paciente com sintomas ou diagnosticados a doença que desejam se submeter ao tratamento precoce.

Nenhuma das medicações possui eficácia comprovada contra o Coronavírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) já se manifestaram contrariamente ao uso das substâncias como forma de tratamento da Covid-19.

Conforme dito pela secretária de Saúde de Vitória da Conquista, Ramona Cerqueira, para se submeter ao tratamento, o paciente terá que ter a recomendação médica e assinar um termo de ciência e consentimento acerca dos efeitos colaterais das medicações.

No modelo disponibilizado pela Prefeitura, ao aceitar tomar as medicações, o paciente se compromete a arcar com os possíveis danos causados pelas drogas. Dentre os efeitos estão redução dos glóbulos brancos, disfunção do fígado, disfunção cardíaca e arritmias, e alterações visuais por danos na retina.

O termo menciona ainda que não existe qualquer comprovação de que os medicamentos vão de fato apresentar um efeito positivo no combate ao Coronavírus. A utilização dos medicamentos começou a ser mais difundida no município com a tentativa do prefeito Herzem Gusmão de garantir um alinhamento político com o presidente Jair Bolsonaro.

Vitória da Conquista tem 6428 casos confirmados, dos quais mais de 1000 foram registrados nos últimos 15 dias. Ao todo já são 125 mortes, sendo 24 também foram registradas em duas semanas. Mesmo diante do crescimentos, o prefeito baixou um novo decreto permitindo a reabertura do comércio em tempo integral.

Confira os termos abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.