Rui Costa sanciona lei que prevê aplicação de multa a quem divulgar fake news sobre pandemias

O governador Rui Costa sancionou a lei que prevê a aplicação de multas a quem divulgar informações falsas sobre epidemias, endemias e pandemias em todo o território do estado. O projeto de lei foi aprovado há uma semana na Assembleia Legislativa (AL-BA) e a norma foi publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial.

De acordo com a lei, fica sujeito ao pagamento de multa em valores que variam entre R$ 5 mil e R$ 20 mil quem “divulgar, por meio impresso, televisivo, de radiodifusão ou eletrônico, informações falsas, sem procedência oficial, sobre epidemias, endemias e pandemias no Estado da Bahia, sem citar a fonte primária”.

Ainda segundo a norma, o valor da multa é dobrado em caso de reincidência e se a informação for divulgada por funcionários públicos. Já, se ficar “comprovado o uso de estrutura ou maquinário público no ato da elaboração ou disseminação da informação falsa”, o valor será quadruplicado.

Os valores das multas serão usados no combate às endemias, epidemias e pandemias no estado e as denúncias poderão ser encaminhadas ao Ministério Público (MP-BA). A aplicação da sanção administrativa não impede que seja instaurado processo criminal em decorrência do compartilhamento das informações falsas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.