Conquista: Com sintomas de Coronavírus, conquistenses não conseguem realizar teste em hospitais da cidade

Há cerca de uma semana, o Blog do Sena noticiou a situação de um conquistense que não estava conseguindo realizar o teste da Covid-19. Ele estava apresentando sintomas da doença após chegar de uma viagem de São Paulo.

No último fim de semana, internautas relataram a mesma situação em Vitória da Conquista. Uma idosa, que chegou de uma viagem à Espanha, um dos países com mais casos na Europa, está apresentando os sintomas, incluindo falta de ar, que é o mais grave de acordo com os médicos, não conseguiu fazer o teste, mesmo indo a um hospital da cidade.

Foto: Reprodução rede social

A paciente relata que apenas foi mandada para casa em quarentena, após fazer um exame de sangue, que não era o teste que confirma ou descarta a contaminação pelo Coronavírus. Ela segue em casa em quarentena, mas está muito preocupada porque os sintomas não cederam.

No mesmo post, uma profissional de saúde relatou uma situação parecida. Ela trabalha em contato direto com pessoas doentes e está mais exposta ao risco de contágio. Ela está há mais de uma semana com sintomas da doença e chegou a conseguir pedidos médicos para a realização do teste, mas até o momento, não conseguiu ter o material coletado para a realização do exame.

Foto: Reprodução rede social

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que não estava conseguindo realizar os teste pela falta de kits que deveriam ser enviados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Contudo, na última sexta-feira (27), a Sesab disse ter enviado 512 kits para Vitória da Conquista, distribuídos entre o Núcleo Regional de Saúde, Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC/Hospital de Base) e para o Laboratório Municipal de Referência Regional (LMRR).

Foto: Reprodução rede social

A dificuldade na realização dos exames tem dado margem para especulações. No post, um dos comentários atribui a renovação do decreto que fecha o comércio a casos de Covid-19 que existem no município e não estariam sendo divulgados pelo poder público.

Em entrevista à TV Sudoeste nesta segunda-feira (30), o secretário municipal de Saúde, Alexandro Costa, rechaçou a possibilidade da Secretaria de Saúde estar escondendo casos confirmados no município e assegurou que todas as informações sobre a doença estão sendo passadas com total transparência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.