Chances de classificação do Vitória da Conquista para as semifinais do Baianão são menores que 1%, aponta matemático

São muito remotas, mas existem chances de classificação do Vitória da Conquista para as semifinais do Campeonato Baiano. De acordo com o professor Marcelo Monteiro, Mestre em Matemática pela Ufba, o Alviverde tem 0,4% de chances de chegar à próxima fase do Baianão.

“Embora o ECPP não consiga mais chegar a 16 pontos que é o ponto de corte, mas esse número de corte ainda pode baixar ate o final da competição e com 13 pontos se classificar. Mas é quase impossível isso ocorrer”, avalia o matemático.

Confiras as chances de cada time após o final da sexta rodada do Campeonato Baiano:

1° Bahia: 97,7%

2° Vitória: 79,8%

3° Juazeirense : 60,9%

4° Fluminense: 52,7%

5° Jacuipense: 49,6%

6° Bahia de feira: 30,5%

7° Atlético: 28,4%

8° Vitória da Conquista: 0,4%

As projeções, segundo o professor, são calculadas a partir de um algoritmo elaborado por ele junto com professores da Ufba, que baseia-se em questões técnicas e utilização de cálculos com  probabilidades e estatística.

Ele calcula também que o Vitória da Conquista tem 10,1% de chances de cair, bem menos que os 36,8% e os 53,1% de chance de queda que Doce Mel e Jacobina têm, respectivamente. De acordo com Monteiro, para acabar com os riscos de  rebaixamento o Vitória da Conquista, que tem quatro pontos na competição até agora, precisa chegar, pelo menos, aos seis pontos.

Até o final da primeira fase do Baianão o Alviverde enfrentará o Fluminense de Feira em casa, a Juazeirense fora e o Jacobina, em casa.

*Diário Esportivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.